terça-feira, 30 de abril de 2013

2º dia do Avivamento na comunidade de Santa Luzia






























Jovens da PJ se reúnem para refletir sobre a sua caminhada na Paróquia...



No último sábado, dia 20 de abril, os jovens da Pastoral da Juventude de Siderópolis estiveram reunidos para refletir e compartilhar experiências sobre a sua caminhada dentro da paróquia. A reunião aconteceu às 15h no colégio Dom Orione de Siderópolis, estando presentes, além dos jovens, alguns assessores da PJ, bem como o Clérigo Paulo e a Coordenadora da Pastoral Vocacional Jadna Rodrigues.

A reunião teve como objetivo avaliar a caminhada da PJ na paróquia e definir algumas ações que proporcionem o cultivo dos jovens que fazem parte da equipe de coordenação.  O encontro foi conduzido por um dos assessores que acompanham a PJ de Siderópolis, Gilberto Trombim, que incentivou os jovens a trocarem ideias, discutirem ações e a tomarem suas próprias decisões.

Durante a reunião eles refletiram sobre o evangelho, sobre os sonhos e anseios da juventude e também relembraram um pouco dos seus últimos anos de caminhada dentro da igreja como PJ. A coordenadora da Pastoral Vocacional, Jadna, que já fez parte da PJ de Siderópolis, também compartilhou algumas experiências vivenciadas por ela.

Após momento de reflexão, o grupo avaliou a possibilidade de se oficializar como uma equipe de coordenação, tendo como responsabilidades trocar ideias e tomar decisões sobre as ações da PJ dentro da Paróquia, reunindo-se ao menos uma vez por mês. Todos apoiaram a ideia e o Clérigo Paulo reforçou a importância de que estes jovens sejam alimentados espiritualmente, para que tenham força para repassar suas experiências a outros jovens. Juliano Carrer, um dos Assessores da Pastoral Juventude na Diocese de Criciúma, também acompanhou a reunião e assim como o Clérigo, ressaltou a importância do cultivo desta equipe.

Ficou decidido que o próximo encontro do grupo de coordenação da PJ de Siderópolis, acontecerá no dia 4 de maio, na comunidade de Santa Luzia, às 16h. Ao final da reunião, os jovens foram conduzidos as suas casas com a missão de pensar ações que possam colaborar com na construção da Pastoral da Juventude na Paróquia, tendo em vista que somos jovens seguidores do projeto de Jesus Cristo.

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Papa Francisco aos jovens: "Arrisquem a vida por grandes ideais"

papa28.04.2013Neste domingo, 28 de abril, Papa Francisco presidiu uma missa na qual crismou 44 jovens dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé. O forte sol e calor desta manhã de primavera contribuíram e a Praça São Pedro ficou tomada por 100 mil fiéis, em grande maioria, jovens.
Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia.
O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer-nos a novidade de Deus, vem a nós e faz novas todas as coisas: transforma-nos e através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos. Prosseguindo, Francisco exortou:
“Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus. Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: Hoje na escola, em casa, no trabalho, guiado por Deus, realizei um gesto de amor por um colega meu, pelos meus pais, por um idoso”.
A novidade de Deus, disse, “não é como as inovações do mundo, que são todas provisórias, passam e procuramos outras sem cessar. A novidade que Deus dá à nossa vida é definitiva; e não apenas no futuro quando estivermos com Ele, mas já hoje”.
O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam que “temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.
“O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse, advertindo que “seguir o Senhor, deixar que o seu Espírito transforme nossas zonas sombrias, nossos comportamentos em desacordo com Deus e lave os nossos pecados é um caminho que encontra obstáculos fora de nós, no mundo onde vivemos e que muitas vezes não nos compreende”.
“Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus” - concluiu.
No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor:
“Este é o segredo do nosso caminho. Ele nos dá coragem para ir contra a corrente: faz bem ao coração, mas é preciso coragem!”. O Papa ressalvou que isto é verdade principalmente quando nos sentimos pobres, fracos ou pecadores, porque Deus proporciona força à nossa fraqueza, riqueza à nossa pobreza, conversão ao nosso pecado.
Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:
“Abramos – escancaremos - a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.
Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.
Após a homilia, os jovens se aproximaram do Pontífice para o rito da Confirmação. O brasileiro Victor Chaves Costa Lima, de 16 anos, foi um dos que nesta cerimônia, expressaram a sua plena e livre decisão de aderir à fé batismal.


Texto proveniente da páginahttp://pt.radiovaticana.va/news/2013/04/28/francisco_aos_jovens:_arrisquem_a_vida_por_grandes_ideais/bra-687148
do site da Rádio Vaticano
Dia 20/04/2013 - Chegada da cruz na comunidade do Alto Rio Maina

















Dia 27/04/2013 - Chegada da Cruz na Comunidade de Santa Luzia