sábado, 16 de março de 2013

HABEMUS PAPAM! Francisco, George Mario Bergoglio...



Roma, 14 de Março 2013


            Queridos Irmaos, Irmas e Leigos da Familia Orionita

            A Igreja tem o seu novo "doce Cristo na Terra", eleito Bispo de Roma e Papa da Igreja Universal. Emoção e devoção dos orionitas na Praça de São Pedro e no mundo.
É o 266º Papa e é o primeiro Papa sulamericano da história. Era o arcebispo de Buenos Aires, nasceu no dia 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires. É religioso Jesuíta.           
Apresentou-se na Praça de São Pedro repleta de fièis, até a Via da Conciliação, com um familiar "irmãos e irmãs boa tarde". E rapidamente veio um caloroso aplauso cheio de emoção. O Papa Francisco prosseguiu com palavras simples e imediatas dizendo: "vocês sabem que o dever do conclave era de dar um bispo para Roma e parece que os meus irmãos cardeais foram buscá-lo lá no fim do mundo, mas estamos aqui".

Na Praça de São Pedro tinha uma bela representação da Família Orionita: Pe. Flávio Peloso, Pe. Silvestre Sowizdrzal e Pe. Bruno Lucchini, presentes ontem à tarde para esperar a fumaça branca; e também a comunidade dos jovens de Velletri, alguns confrades e clérigos do Instituto Teológico, as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, Ir. Catherine, Ir. Gabriella e Ir. Carla, e alguns leigos.
Finalmente, às 19.06 horas, a fumaça branca, a alegria, a oração e a espera: quem será? Os sinos de São Pedro tocaram e encheram de alegria aqueles que estavam reunidos na praça.
Outra hora de espera e, na varanda da Basílica de São Pedro, apareceu o Cardeal Tauran: "Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!" (Eu anuncio-vos uma grande alegria! Temos um Papa!). Os aplausos e acenos de bandeiras  marcaram o anúncio de cada palavra, em seguida, sintonizando-se por um "Francisco, Francisco" aclamado a uma voz  de mais 100.000 fiéis presentes na Praça de São Pedro.
Às 20.22 horas, o Santo Padre Francisco, precedido da Cruz, apareceu na varanda externa da Bênção da Basílica Vaticana para saudar o povo e  dar a Bênção Apostólica "Urbi et Orbi".
 Temos um novo Santo Padre e isto é tudo para a nossa fé: é o Pai da Igreja e Bispo de Roma, é o doce Cristo na terra". Uma alegria a mais vem pelo fato que o Papa Francisco conhece bem e estima a Congregação na Argentina; conhece e é devoto de São Luis Orione.
Vimos e escutamos todos na sua primeira aparição apenas eleito  este será o seu estilo: simples, popular, de comunicação imediata, um anti-protagonista, um homem de fé e de oração que reza e faz rezar a multidão de São Pedro e do mundo para o Papa; pede a eles o silência e recita junto o Pai nosso, a Ave Maria e o Glória, como fazem os bons cristãos.
Ouvi o Cardeal Begoglio em algumas celebrações na Argentina.  Os confrades sempre tiveram carinho e admiração por ele. Se você quiser ter uma idéia de quem é o Papa Francisco precisa ir a João Paulo I: um ser modesto e humilde, de fé simples e de doutrina sólida, caráter livre e forte no Senhor, um vivo respeito para com as pessoas e zelo pastoral para com o povo  e a gente  humilde.
O nome 'Francisco' certamente indica a escolha de um reinicio da Igreja a partir da simplicidade e essencialidade evangélica. Falou-se muito nestes dias do desafio da Igreja, da sua renovação. Também para este Papa é dito: 'Vá e repara a minha Igreja'. Francisco, homem simples, não reparou a Igreja com projetos estrondosos e atvidades vistosas, mas com o testemunho do Evangelho vivido "sine glossa" (sem brilho), na probreza e na confiança na Divina Providência,  indo ao essencial do amor e da fraternidade".
O Pe. Eldo Musso, conselheiro geral, argentino, acrescenta: "Somente posso dizer que o Cardeal Bergoglio sempre esteve muito perto e quer muito bem a nossa Família orionita na Argentina. Visitou-nos muitas vezes, sobretudo o Pequeno Cotolengo de Claypole e as nossas paróquias da Arquidiocese de Buenos Aires. Muitas vezes presidiu a Eucaristia no dia 12 de fevereiro, dia da renovação dos votos das Irmãs orionitas, na casa provincial delas. Ordenou alguns sacerdotes e o nosso bispo Uriona, etc. Sempre foi um verdadeiro pai e pastor, humilde, simples, próximo do povo, aberto".

Temos tantas razôes de alegria, de oraçâo e de empenho.
A Igreja e a Congregaçâo continuan o caminho com Papa Francisco.
Ave Maria e avanti!

Pe Flavio Peloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário