domingo, 12 de outubro de 2014

Matéria divulgada pelo portal engeplus 
Endereço Festa de Nossa Senhora Aparecida - Sideropolis


Nossa Senhora Aparecida é homenageada neste domingo

Dia 12 de outubro é a data oficial no calendário brasileiro em honra a Padroeira do Brasil
A exemplo de diversas outras comunidade católicas do país, a Paróquia Nossa Senhora de Siderópolis, neste domingo, realiza a Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Sua imagem foi revelada em 1717 quando pescadores içaram em suas redes as partes da imagem barroca que até hoje é símbolo de sua santidade.
O dia começou com a tradicional benção dos carros, que foi realizada por quatro padres. Em seguida uma procissão de crianças conduziu, sobre uma réplica de um barco, a imagem da Santa do Colégio Dom Orione até o altar da Igreja. “Ela é mãe de Jesus, a partir dela trilhamos um caminho em direção a Jesus. Ela é uma forma que temos de estar mais próximo de Deus”, destaca o pároco, Claudio Peters, ao ressaltar a importância da Santa para a comunidade católica.
Para os fiéis o dia é para agradecer a graças alcançadas e para renovar os votos de fé. “A beleza de uma Santa como a Nossa Senhora Aparecida nos encanta. Ela é mãe de Jesus e já nos rendeu muitas graças”, comenta Dioneir Donadel, de 66 anos, que desde criança é membro da comunidade católica de Siderópolis.
Em busca da benção da padroeira muitos madrugaram para garantir a benção dos veículos, que foi realizada na Praça Municipal. “É uma tradição, venho todos os anos, sinto que a benção faz a diferença”, salienta Liana Magagnin, que também é membra da comunidade por mais de 50 anos.
Após a celebração da Santa Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, as comemorações seguem com a realização de um almoço no Salão Paroquial e com brincadeira para as crianças no decorrer da tarde.
Nossa senhora - No ano de 1717 três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram para pescar, numa época escassa de peixe. Por ação misteriosa chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha, em 1904, e Padroeira do Brasil, em 1930. O Santuário erguido em sua homenagem, no Vale do Paraíba, no eixo Rio/São Paulo, é o maior Santuario em homenagem a Maria que existe no mundo.
As celebrações em honra a Santa acontecem em todo o país no decorrer deste final de semana. Em Criciúma neste domingo a partir das 18h30min, será realizada a transladação da imagem de Nossa Senhora da Igreja Sagrado Coração de Jesus, do bairro Pinheirinho até a Igreja Matriz, no bairro Próspera; E às 20 horas será realizada a Missa com Consagração a Nossa Senhora Aparecida e Bênção da Saúde, na Igreja Matriz da Próspera. Neste link pode ser conferida a programação completa promovida em Criciúma e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário