sábado, 22 de outubro de 2011

Dom Irineu Roque Scherer fala sobre a importância do II Seminário Novas Mídias, Novas Tecnologias

Como bispo referencial da Pascom no Regional Sul IV, dom Irineu Roque Scherer fala, em entrevista, sobre a comunicação na Igreja e a importância de eventos como o II Seminário Novas Mídias, Novas Tecnologias.


1. Como o senhor avalia a utilização dos meios de comunicação nas atividades da Igreja?
D. Irineu: Em geral, de modo ainda muito tímido. Basta conferir o que cada paróquia ou diocese investe nos MCS. Há dioceses que, não só falam que é preciso investir, mas já investem grande soma de forças em favor da comunicação com a criação e divulgação da pastoral da comunicação nas comunidades, paróquias e diocese; enviam pessoas para os mutirões e encontros de Comunicação; especializam padres com cursos superiores de comunicação; criam Escolas de Comunicação; utilizam a comunicação de Rádio AM e FM, revistas, jornais etc. Lamento que no Estado de Santa Catarina ainda não temos nenhum Canal de Televisão.

2 Em que pontos o senhor acha que é possível estabelecer uma maior relação entre os meios de comunicação e a Igreja?
D. Irineu:A Igreja precisa ter coragem de investir e acreditar nos melhores meios de comunicação, pois, se Jesus estivesse conosco hoje ele usaria os melhores, não basta investir só nos meios, que são importantes, mas é preciso investir também e sobretudo, na formação de formadores em comunicação, que façam a diferença na evangelização. Que a Igreja tenha bom relacionamento com os profissionais em comunicação e os convide a fazer parte das atividades de comunicação na Igreja, e que os afastados sejam acolhidos para que encontrem uma resposta cristã ao seu trabalho profissional.


3. De que forma o II Seminário Novas Midias, Novas Tecnologias do Regional Sul 4 pode contribuir para a melhoria dos processo comunicacionais das pastorais?
D. Irineu:É sem dúvida uma oportunidade clara para um maior conhecimento das Novas Mídias e Novas Tecnologias. Serve de entrosamento entre os que atuam na pastoral da comunicação nas dioceses. As Novas Mídias e as Novas Tecnologias Mídias podem se tornar instrumentos úteis para a evangelização de povo, podem ser novos instrumentos de utilização e atuação pastoral na organização da pascom nas dioceses.


4. Quais habilidades o senhor espera que sejam trabalhadas pelos participantes do evento e como elas poderão ser aplicadas no dia a dia das pastorais?
D. Irineu:Na Igreja, em geral, falta muito profissionalismo. Agimos muito amadoristicamente. Não podemos continuar assim. Fazer encontros por fazer, não basta! Dizer que a pastoral da comunicação existe na diocese e funciona, quando não é verdade. Ou existe ou não existe. Que seja trabalhado no evento a consciência da pertença à pastoral da comunicação na diocese, que os membros se sintam responsáveis em levar aos outros o que aprenderam, visto que normalmente as pessoas participam às custas das dioceses. É preciso se especializar em vista do uso das Novas Mídias  e Novas Tecnologias para criar, sobretudo, grupos de adolescentes e jovens que evangelizem através destes meios. Evangelizar em rede requer organização. E a organização pode produzir bons frutos a todos.


Faço votos para que o vosso encontro da Pascom tenha o maior sucesso possível e que Jesus, o evangelizador perfeito, vos abençoe! Meu carinho e meu abraço a todos!


Dom Irineu Roque Scherer - Bispo Referencial da Pascom no Regional




Nenhum comentário:

Postar um comentário