quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cerca de 2 mil jovens participam de retiros na Diocese de Criciúma



Longe da violência, das drogas e do álcool, mais de 1.900 jovens de toda a Diocese de Criciúma deixam a folia do carnaval de lado e participam de retiros espirituais. Neles, buscam fazer novas e boas amizades, se encontram com Deus e consigo mesmos. 

Só no retiro Vinde e Vede, realizado no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, concentrou-se o maior grupo de retirantes: mais de 1.300. Não tão longe dali, no retiro Obra Nova, realizado nas dependências do Cedup, reúniu-se mais de 300 deles, só das sete comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sediada no bairro Cidade Mineira. Em Araranguá, cerca de 300 jovens também participaram do retiro Alegra-te, realizado no salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Teatro, dança, música e muitos momentos de oração, adoração e pregações fazem parte da proposta que o Movimento de Renovação Carismática Católica oferece aos jovens da diocese. Mais de 500 pessoas, chamadas “servos” ou “cirineus” trabalharam pela juventude nos três eventos. 

“O Vinde e Vede está em sua 16ª edição e começou com poucos jovens. Foi crescendo a cada ano e talvez no próximo, tenhamos que repensar a estrutura, se continuar nesta mesma proporção quanto ao número de jovens. Muitos deles que participaram do retiro anos atrás, hoje são voluntários trabalhando para que outros jovens sintam o mesmo amor que eles sentiram. Além de proporcionar esse encontro pessoal com Cristo, ele continua a fazer com que os jovens participem constantemente e não desistam”, relata a coordenadora do Ministério Jovem da RCC, Elaine Biava.


Jovens se sentem atraídos desde o primeiro retiro
“É fora do normal. Ontem, mesmo, foi um dia sem explicação. Até sem voz estou. É uma experiência que não deveria faltar pra ninguém. Todo jovem deveria ter uma experiência como essa, pelo menos uma vez”, relata Jhonatan Donizete, 20, de Vila Manaus. Desde o ano passado ele participa do grupo de jovens da comunidade, atendida pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que reúne os jovens do retiro Obra Nova.

“Quando o pregador Nando Mendes falou de família e falou de pai e de mãe, deu vontade de ligar e dizer o quanto os amo. Isso toca bastante o coração da gente, porque família é estrutura. Eu era jogador até me machucar, sempre estava fora, longe da família. Por isso tocou bastante no meu coração. No carnaval ficava em casa, sem fazer nada, meio triste porque não tinha aquela amizade verdadeira que tenho aqui, dentro do grupo de jovens. Para mim está sendo muito bom”, explica Jhonatan.

O entusiasmo do jovem se repete na vida de Suelen Vieira, sete anos mais nova. Membro do Grupo de Jovens Sacrário Vivo, de Içara, ela participa do retiro Vinde e Vede pela primeira vez. “Estava muito ansiosa para vir. É uma experiência incrível, você está com Deus, é perfeito. Vim porque meus irmãos sempre vieram. Faz 10 anos que eles participam. Hoje estão trabalhando aqui, também. Tudo é muito bom: as pregações, a música, a animação, tudo muito bonito, mesmo”.

Fonte:  http://www.diocesecriciuma.com.br/1,0,3009,,Cerca-de-2-mil-jovens-participam-de-retiros-na-diocese.html

Mais sobre os eventos em:
www.rcccriciuma.com
www.mjcriciuma.com.br
www.rccjovem.com.br
www.gojescudodafe.blogspot.com
www.radioobranova.com











Nenhum comentário:

Postar um comentário