VI Encontro dos Jornalistas: Palestra aborda texto nas “novas mídias”
Na manhã do segundo dia do VI Encontro dos Jornalistas, 08 de junho, teve início a segunda conferência do evento. A palestra foi ministrada pela jornalista e editora de opinião do jornal Correio Braziliense, Dad Squarisi. O tema trabalhado pela convidada foi “Como escrever para novas mídias?”.
De acordo com a jornalista, o mercado busca profissionais de comunicação, que trabalham com diversas mídias. “Os profissionais que querem trabalhar com uma só mídia, serão rejeitados pelo mercado”, afirma. Para a comunicadora, na atualidade, os profissionais devem ser multimídia. “O mercado quer profissionais eletrônicos, que trabalham para todas as mídias”, completa.
Para Dad Squarisi, a web dividiu o mundo em: “antes da Web”, e “depois da Web”. A jornalista argumenta, após a internet, mídias impressas como jornais e revistas, atravessam uma crise. “Uma notícia publicada em um jornal impresso, vendido pela manhã, muitas vezes já foi publicada em sites, comentada em blogs. A informação perde rapidamente a validade”, alegou.
Durante sua exposição, a jornalista apontou algumas distinções entre o texto impresso e o texto da web. Segundo a autora, a leitura do texto impresso é feito de modo linear. O texto tem começo e fim. Já nos textos da web, Dad diz que “o leitor é dono do texto”, já que cada texto possui links, e cabe ao leitor direcionar – por meio dos links – o conteúdo da leitura. A palestrante afirma que após a web, foram criados novos leitores, e novos autores, e que “cada mídia tem seu ‘jeitinho’ de dizer”. Os textos da web possuem características próprias, são mais curtos, simplificados, e mais diretos, já que a web exige maior dinamismo. “Menor é melhor, menos é mais”, disse Dad. Os participantes puderam exercitar a escrita mais enxuta, sob a supervisão da jornalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário