quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Família será prioridade para Diocese de Criciúma em 2014


Nesse fim de semana, nos dias 18 e 19 de outubro, a Diocese de Criciúma vivenciou sua 18ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu padres, religiosos e leigos de todas as paróquias, movimentos e serviços de pastoral da Igreja diocesana.

Realizada na Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma, a assembleia teve por objetivo avaliar a caminhada de 2013 e eleger prioridades para o ano de 2014. Dentre elas, a principal iniciativa, abordada inclusive durante a manhã de sábado como tema de estudo, foi a Família. Com a assessoria do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Joel Sávio, e do assessor e coordenadora diocesanos da Pastoral Familiar, Padre Marcos Rech e Maria de Lourdes Zanatta, os mais de 140 participantes da assembleia conheceram mais acerca do que dizem os documentos da Igreja Católica a respeito da família, além do perfil e da realidade da família no Brasil.

Após a reflexão e discussão em grupos sobre novas propostas para a caminhada diocesana dentro das dimensões pastoral, ministerial, catequética, celebrativa, administrativa e de partilha solidária, o fim da tarde foi marcado pelo momento das votações. Os delegados deliberaram o compromisso de assumir a família como prioridade da ação evangelizadora na Diocese de Criciúma para o ano de 2014. Conforme Padre Joel Sávio, agora o Setor Vida e Família, que já congrega 12 serviços, passa a implantar sua atividade na Diocese de forma oficial, sendo que as paróquias deverão organizá-lo também em nível paroquial.

A iniciativa atende a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a criação do setor tem como objetivo acompanhar e sistematizar encontros de preparação para o Matrimônio e também acompanhar os casais já unidos pelo sacramento. Além disso, pretende contribuir com orientações pastorais e metodológicas para acompanhamento e acolhida de casais em segunda união, recasados e novas famílias.

Outras iniciativas

Entre outros assuntos da pauta do encontro entre delegados, a Diocese de Criciúma assumiu também a implantação do Itinerário Formativo de Iniciação à Vida Cristã com Catequistas, proposto pela coordenação regional da Pastoral Catequética, e a necessidade de atualização dos roteiros para catequizandos.

Os representantes também delegaram a criação da coordenação diocesana da Pastoral do Dízimo, cuja equipe deve ser apresentada até o início do ano que vem.

A Diocese de Criciúma também decidiu pela apresentação do Estudo 104 da CNBB – Comunidade de Comunidades – Uma nova paróquia nos estudos comarcais e por incluir o tema Missionariedade na formação de novos ministros leigos.

“Além de ser um espaço de discussão, a assembleia também é um espaço de convivência, onde as pessoas trocam experiências durante as conversas entre os grupos. É uma oportunidade para os leigos se conhecerem e verem também como funciona o andamento de uma Diocese”, afirma Padre Joel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário