quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Eremitas da Divina Providência



Dom Orione compreendeu desde o início a importância da presença no seio da Pequena Obra da Divina Providência de um ramo contemplativo. Já em 1899, com a entrega do hábito aos três primeiros eremitas, em Stazzano, no dia 30 de julho, Dom Orione deu vida a uma família de Eremitas. Confiou a eles o ofício da oração, da penitência e do trabalho numa vida simples, austera e fraterna. Os primeiros se ocupavam também da assistência e da instrução dos pequenos trabalhadores dos campos, nas chamadas “colônias agrícolas”; outros se dedicavam para o renascimento e a guarda de antigos mosteiros.

Sant'Alberto de Butrio (Pavia) e Monte Spineto(Alessandria) na Itália, são os lugares das origens. Nos primeiros anos os Eremitas trabalharam muito nas "colônias agrícolas" de Noto, Roma e Bagnorea, passando em seguida, para a Terra Santa em Rodi e por fim no Uruguai, terminando depois em atender a sua vocação particular nos antigos Eremitérios de Sant'Alberto de Butrio (Pavia), Nossa Senhora da Graças em Sant'Oreste (Roma) e São Corrado em Noto (Siracusa): uma vida de oração e de trabalho.

O eremita que mais se destacou foi certamenteFrei Ave Maria, que nasceu no ano de 1900 e faleceu em 21 de janeiro de 1964.Ficou cego aos 12 anos de idade, depois de um longo período de desesperojuvenil, encontrou a graça de Deus através da paternidade de Dom Orione.Tornou-se então eremita e passou toda a sua vida em penitência e oração, naprocura constante da santidade, foi luz e conforto para tantas pessoas que o procuravamnos momentos das tribulações da vida. A fama de santidade o acompanhou em suavida e depois de sua morte. A sua causa de beatificação está em andamento juntoa Santa Sé.

Atualmente, os Eremitas da Divina Providência são 10, reunidos em dois Eremitérios, o Eremitério de Sant'Alberto di Butrio, na Itália, que se destaca pela grande meta espiritual e artística de grande interesse para muitos peregrinos que o visitam e o Eremitério Frei Ave Maria noBrasil, que foi inaugurado em 21 de Janeiro de 2003. Os Eremitas são uma graçade Deus para toda a Pequena Obra da Divina Providência, Congregação fundada por São Luís Orione, eles são os nossos “Moisés sobre o monte”, assim os chama o próprio Dom Orione.

A vida dos Eremitas é regulada por uma regra própria chamada: "Espírito e Normas" que recolhe as indicações sobre a espiritualidade e a disciplina dadas pelo próprio Dom Orione e depois atualizadas. Qual é o significado da presença dos Eremitas na família orionitae na sociedade de hoje? Dom Orione mesmo nos responde em um seu escrito antes da fundação. O eremita foi sempre muito bem visto na religião, é um ser que deve existir na Obra da Divina Providência: viver quase como um constate sacrifício, voz constante do amor a Jesus pela salvação dos irmãos!

O eremita: homem que renuncia às alegrias da família, às riquezas, a tudo que é terreno, e vai para o eremitério inclinar acabeça ao aceno de um irmão que na terra, faz a vez de Deus. Ele segue os conselhos de Jesus, e promete observa-los todos os dias de sua vida. Através da vida religiosa se aproxima mais do Senhor: o amor de Jesus alivia toda árdua prova, deixa mais suave e desejável todo sacrifício.

A sociedade está em perigo, porque a riqueza é um ídolo que nestes nossos tempos toma lugar de tudo, e até da fé e da religião. A sociedade está em perigo porque a desonestidade está proliferando, as inteligências apagam-se e enfraquece a juventude. A sociedade está em perigo porque nas alturas está reinando o orgulho, a insubordinação, a rebelião nos espíritos.

Para afastar este tríplice perigo, o mundo precisa ver-se diante das virtudes opostas. Então eis os eremitas! Será como uma prédica vivente a vida deles, quanto bem poderão fazer estes servos de Deus, com os costumes e a prática de vida tão diferente das dos seus outros irmãos!

Que surjam e se multipliquem os eremitas da Divina Providência e que aperfeiçoem as almas deles. Sejam eles os nossos irmãos especialmente da oração, os irmãos que fazem chover as bênçãos do céu sobre as nossas fadigas, sobre os nossos jovens e sobre os estudos deles e sobre todos os nossos caríssimos benfeitores.

Abram nos seus eremitérios um descanso para nós, nos dias turbulentos da vida: abram um refúgio para todos os oprimidos, para todos os corações feridos pelos desconfortos e pelas dores. E com a oração alternem o trabalho manual. Dos seus rostos desçam os raios da paz... Com as virtudes e com a oração tenham estendidas as mãos de Deus sobre os homens pecadores...

Oh surjam, então com o coração cheio do amor de Jesus, ò meus irmãos eremitas! Eu saúdo a vossa vinda como uma bênção do Senhor e me prostro diante de vós que sois chamados para fazer tanto bem(São Luís Orione)

Os Eremitas da Divina Providência residem no Eremitério Frei Ave Maria, na cidade de Valença, região serrana do Rio de Janeiro. Caso queiras entrar em contato direto com nossos eremitas afim de teres informações sobre a vida eremítica e contemplativa ou direção espiritual ou ainda fazer um retiro nas dependências do eremitério, escreva para:

Eremitério Frei Ave Maria
Cx. Postal 87 495 CEP 27600 970 
VALENÇA – RJ  Brasil 
tel.             (24) 2458 4720      

Nenhum comentário:

Postar um comentário