sexta-feira, 25 de maio de 2012

Diocese de Criciúma completa 14 anos de criação...


No próximo domingo, 27 de maio, a Diocese de Criciúma completa 14 anos de criação. Foi através da publicação da bula papal “Sollicitus de Spirituali Bono” (Solícito pelo Bem Espiritual de Seus Fieis), em 1998, que a diocese foi criada pelo papa João Paulo II.

A notícia chegou ao Brasil por comunicado à Diocese de Tubarão, que até então congregava todas paróquias do sul catarinense, sob a missão do bispo Dom Hilário Moser. Na mesma data, foi nomeado o primeiro bispo, Dom Paulo Antonio De Conto, na época, bispo da Diocese de Cáceres (MT). A partir de então, foi constituída a Comissão para Instalação da Diocese, coordenada pelo atual vigário geral, padre Wilson Buss. A instalação oficial ocorreu no dia 15 de agosto de 1998.

Com a transferência de Dom Paulo, em 2008, Pe. Wilson Buss assumiu como administrador diocesano. E desde 16 de setembro de 2009, sob anunciatura do Papa Bento XVI, a Diocese está sob a missão de Dom Jacinto Inacio Flach, natural de Bom Princípio (RS), cuja posse ocorreu no dia 13 de novembro de 2009.

Tendo São José por padroeiro, a Diocese de Criciúma compreende atualmente seis comarcas, que congregam 29 paróquias e um santuário diocesano, abrangendo 541 comunidades. Seu território é de 5.046,7 km², com 25 municípios e mais de 550 mil habitantes.

“Pedimos que o Espírito Santo, nesse Domingo de Pentecostes, ilumine e fortaleça a vida e a evangelização da Diocese de Criciúma”, invoca o vigário geral, Pe. Wilson Buss.


Nenhum comentário:

Postar um comentário