quarta-feira, 2 de maio de 2012

Seminarista: jovem que faz a diferença!



Um jovem que entra para o seminário possui uma vida um pouco diferente da vida comum que levam os demais jovens. Ser seminarista é ter devoção e dedicação para com as coisas de Deus.

A idade mínima para entrar no seminário é por volta dos 15 anos, pois se considera que nesta fase o jovem já tem consciência de como é seguir a vida vocacional. “Para ajudar o jovem em suas escolhas e tirar suas dúvidas quanto à vida de um seminarista é que existe o estágio vocacional todos os anos”, informa o Clérigo Paulinho.

Ele conta brevemente como é a rotina no seminário: Os seminaristas acordam por volta das seis e meia da manhã e iniciam o dia com a missa na capela do seminário, depois tomam seu café e vão para o colégio. Ao meio dia almoçam e em seguida fazem uma visita a Jesus Sacramentado. Durante a tarde realizam alguns afazeres da casa e também suas tarefas escolares na sala de estudos. Além disso, há momentos de oração individual e comunitária à tarde e antes do jantar. No período da noite rezam o terço mariano e assistem aos noticiários da televisão, a última oração do dia é realizada novamente na capela.

Tiago acredita que atuando como clérigo está contribuindo com o projeto de Deus. “Tenho a certeza de que estou no caminho correto e de que vale a pena ser consagrado a Jesus e a São Luiz Orione, pois como dizia também o grande São Francisco de Assis: é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna”, ressaltou ele.

“Hoje posso dizer que sou um jovem ainda mais feliz, faço muitas coisas que um jovem comum faz, mas minha visão é sempre voltada para Deus e para os ensinamentos de São Luiz Orione. Desde pequeno eu sentia que tinha essa vocação e dizia para mim mesmo: serei um bom padre”, destacou Paulinho.
           
Sendo assim, o povo de Deus precisa rezar sempre pelas vocações para que mais jovens sintam-se tocados, despertem suas vocações e venham fazer parte do seminário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário