sexta-feira, 16 de março de 2012

Grupos de Família Paróquia Nossa Senhora Aparecida...


   Os grupos de família da Paróquia Nossa Senhora Aparecida são coordenados pelo casal Ivania e Valdir Dagostin. Dona Ivania destaca os dois grandes objetivos dos grupos: “Evangelizar o Povo de Deus anunciando a libertação que vem com o seu reino, e construir comunidades autenticas e comprometidas com o projeto de Jesus Cristo”, afirma ela.

  Conforme a Pastoral dos Grupos de Família da Diocese, a importância dos grupos se revela no fortalecimento da vivência da fé. Além disso, a existência dos grupos ajuda a formar novas lideranças nas comunidades e fazer com que as mesmas atuem de maneira participativa seguindo os passos dos discípulos de Jesus.

   Do mesmo modo, a Pastoral ainda aponta alguns dos benefícios da essência dos grupos de família:

-É a igreja que se reúne em casa;
-É a catequese que se faz na comunidade;
-É um meio privilegiado de evangelizar;
-É um lugar onde as pessoas se conhecem e se sentem valorizados;
-É um lugar onde todos podem participar;
-É um lugar de solidariedade e partilha;
-É uma oportunidade de fazer visitas;
-É uma rede de comunicação unida na mesma fé.

   Dona Ivania também ressalta que nos grupos de família todos são convidados a compartilhar suas opiniões e experiências. “Nos grupos todo mundo é consciente de que ninguém é maior, ou melhor, do que ninguém. Existem saberes diferentes, pois todos sabem alguma coisa”, alega.

   Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida há 80 grupos de famílias que seguem os roteiros da Quaresma, Tempo Comum e Advento. Os grandes animadores dos grupos são as vozes e, principalmente, os corações das pessoas que deles participam.

   Para Ivania um dos objetivos da igreja é através dos grupos de família vencer todo tipo de exclusão. “Nos grupos vive-se o amor e a fraternidade. Todos reconhecem Deus como único Senhor e Pai”, conclui ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário