terça-feira, 13 de março de 2012

Preparação para a Santa Páscoa do Senhor...

Semana Santa e Santa Semana: O sentido da vida cristã.


Para qualquer festa importante, a gente costuma se preparar. Festa de 15 anos, confraternização de final de ano, formatura, casamento, ordenação, bodas, etc. E quanto mais importante a festa, parece que mais tempo leva a preparação, pois surgem sempre os detalhes que não devem ser esquecidos. Você com certeza conhecem exemplos de festa preparada até com mais de um ano de antecedência. Na preparação já se começa a vivenciar de certa forma a festa.
Nós cristãos celebramos todo ano a festa da Páscoa (Pesah=saltar, passar por cima, passagem): paixão, morte e ressurreição de Jesus. É a maior e a mais importante de todas as festas litúrgicas (até mais importante que o Natal do Senhor). Grande demais para ser preparada em apenas três dias ou uma semana. Devido a isso, estendemos a sua preparação para quarenta dias. Daí o nome Quaresma, período de quarenta dias, que vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa pela manhã.
Nesses quarenta dias de preparação para a Páscoa, Deus nos leva a recordar os quarenta anos do povo de Deus no deserto (Dt 8,2; 29,4). Deus também nos leva a reviver os quarenta dias que Jesus passou no deserto (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2), preparando-se para a sua missão. Vale destacar o numeral quarenta anos/dias, que são repetidos em várias situações na Sagrada Escritura, significa preparação para uma nova realidade que vai chegar.
É um tempo forte na vida da Igreja, em que fazemos o caminho para a Páscoa, motivados pelo alimento da Palavra, pelo alimento da Eucaristia e unidos aos sentimentos de Jesus Cristo, cultivando a oração, o amor a Deus e a solidariedade com os irmãos. Ainda mais, na tradição da Igreja, é o tempo propício para os catecúmenos se preparam intensamente para o batismo na noite da Páscoa, isto é, na Vigília pascal.
É, portanto, um tempo de graça e bênção, escuta mais intensa da palavra de Deus, de conversão e mudança de vida, de recordação e preparação do batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos; tempo de oração mais intensa; tempo de jejum como aprendizagem, entrega e docilidade à vontade do Pai; tempo de partilha de bens e de gestos solidários. Ajudados pela Campanha da Fraternidade, que neste ano de 2012 tem como tema Fraternidade e Saúde Pública, intensificamos a prática da caridade, procurando corrigir e aperfeiçoar, à luz da Palavra de Deus, nosso jeito como tratamos as pessoas, sobretudo aqueles que se encontram fragilizados pela dor física, psíquica, emocional e espiritual.
As celebrações mais importantes do tempo da Quaresma são: Quarta-feira de cinzas, através da qual abrimos esse tempo de preparação pascal: “Convertei-vos, e crede no Evangelho!”. Em seguida temos cinco domingos da Quaresma, nos quais as comunidades se reúnem para celebrar a presença viva do Senhor que nos mostra o caminho para a vitória definitiva da Páscoa. E, então, vem o domingo de ramos, no qual lembramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele sofrerá a paixão e imergirá na morte, para depois ressuscitar emergindo vitorioso, num corpo glorificado. Ainda, como parte da Quaresma, se celebra na quinta-feira santa pela manhã a missa dos santos óleos.
Em suma, lembramos esta belíssima oração que a Igreja faz no Domingo da Páscoa: “Ó Deus, por vosso Filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.  E toda a assembleia confirma dizendo: “Amém”. Caros irmãos e irmãs na fé vale por fim ressaltar que, quanto melhor for vivida a Quaresma, melhor será a festa da Páscoa.

Texto: Pe. José Luiz Sauer Teixeira, pároco de Siderópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário