sexta-feira, 6 de abril de 2012

Celebração da Santa Ceia e Lava-Pés...


   Nesta quinta-feira iniciou o chamado Tríduo Pascal. Por isso, na igreja matriz, e também nas capelas pertencentes à paróquia, aconteceu à celebração da Ceia do Senhor e do Lava-Pés. Pe. José Luiz celebrou na matriz, Pe. Claudio na capela da Vila São Jorge, e Pe. Miro na capela do Rio Fiorita.

   Nos evangelhos, a Santa Ceia foi a última refeição compartilhada por Jesus com os 12 apóstolos antes de sua morte e ressureição.

   No decurso da Última Ceia, conforme os escritos da bíblia, Jesus divide o pão, faz uma oração, e pegando um pedaço diz "este é o meu corpo". Ele então pega um cálice de vinho e oferece uma outra oração, dizendo "este é o meu sangue da eterna 'aliança', que é derramado por vós".

   Por último, diz aos discípulos "fazei isto em memória de mim". Estas palavras significam o ponto principal da última refeição. Jesus quer que os discípulos lembrem-se dele e de seu caminho, mesmo em caso de morte, porque ele sabe que eles serão novamente reunidos no reino de Deus.

   Juntamente a celebração da Ceia do Senhor está o ritual do Lava-Pés, que consiste no gesto em que Jesus lava os pés dos apóstolos, expressando sua humildade e evidenciando que se coloca a serviço das pessoas.

   Enfim, destaca-se que os cristãos interpretam a ocasião da Santa Ceia como a instituição da Eucaristia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário